Fábrica Espacial
- astromarsoficial
- 10 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
A Impressão 3D é um assunto que, cada vez mais, vai ocupar espaço nas redes de notícia e na sua própria vida, tanto pessoal quanto profissional. Desde pequenos objetos, próteses, órgãos e até edifícios, ganharam, na prototipagem rápida, uma nova maneira de produção.
• O que é a Impressão 3D?
É um método de fabricação de objetos físicos a partir de um modelo 3d criado em computador. Baseia-se na adição de um material por camadas sucessivas, de baixo para cima.

• Como acontece?
Bom, o mecanismo da impressora é relativamente simples. O injetor de material aquece e puxa o filamento plástico que fica enrolado em uma bobina, como se fosse um rolo de barbante. Conforme o mecanismo derrete o material, ele o injeta em uma base (mesa), movimentando-se nos eixos X, Y e Z para criar as camadas e por fim o objeto tridimensional.
• Fábrica Espacial

Como visto acima, a impressão 3D está inserida em diversas áreas, modernizando a maneira como as coisas são feitas, e agora está sendo implementada na indústria Aeroespacial.
A empresa Aeroespacial Europeia Airbus pretende enviar uma impressora 3D de fabricação de metal para a Estação Espacial Internacional como um primeiro passo para montar uma fábrica de satélites orbitais. Ser capaz de fabricar e montar objetos no espaço usando a impressão 3D e robôs em órbita pode parecer pura ficção científica, mas essas técnicas revolucionárias estão prestes a se tornar realidade.
O projeto da empresa Airbus Defence and Space, co-financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA), trata-se da primeira impressora 3D de metal a ser implementada no espaço, chamada Metal 3D, que pode trabalhar com metais que derretem a temperaturas de até 1.200°C.
A fabricação e montagem de objetos no espaço tem vantagens significativas em relação à abordagem tradicional, onde tudo é produzido na Terra e depois transportado para o espaço. Por exemplo, objetos fabricados/montados no espaço não são limitados pelo tamanho de um veículo lançador, nem devem ser "super projetados" para resistir às rigorosas condições de lançamento.
• Atividades de Fabricação e Montagem no Espaço (ISMA)

Montagem do kit para grandes refletores
Fabricação

Tijolo nº 1: metalurgia de microgravidade
A Fabricação por meio da impressora 3D usando metal e, posteriormente, regolito (poeira lunar), ou reciclar objetos feitos pelo homem que já estão no espaço como matéria prima para imprimir novas peças. Por exemplo, ferramentas, escudos de proteção contra a radiação, Rovers, habitats, etc..
Montagem

Tá, temos a impressora para fazer as peças e quanto a montagem?
Essa área requer um alto nível de operação robótica, que é a terceira área. O controle de operações robóticas com realidade virtual e serviço visual para controle de movimento também está sendo desenvolvido nos laboratórios da Airbus, para permitir monitoramento remoto e controle de futuras operações em órbita. Mas a equipe ISMA está desenvolvendo seu próprio braço robótico modular e ferramentas com alto nível de precisão que é necessário para realizar essas operações.
A empresa pretende enviar a primeira impressora 3D, Metal 3D, até o próximo ano, e iniciar o projeto da fábrica espacial até o fim da década.
Impressão 3D no espaço
Todo mundo, sem dúvida, viu imagens icônicas de astronautas corajosos e sorridentes flutuando em gravidade zero a bordo de estações espaciais, seja em filmes ou na vida real. Mas as mesmas condições que permitiram a icônica montagem de comer batatas fritas de Homer Simpson tornam a impressão 3D no espaço complicada.
A fabricante de impressoras 3D espaciais Made In Space está ajudando a fazer coisas no espaço, enviando sua impressora 3D para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2014. Esta impressora 3D FDM de gravidade zero , chamada AMF (Additive Manufacturing Facility ) imprimiu peças enquanto orbitava a Terra .
Possui um volume de impressão de 6 x 6 x 6 polegadas e é capaz de imprimir em 3D ABS , ULTEM 9085 e HDPE. Ele imprimiu peças em 3D, incluindo uma chave inglesa, uma peça de antena e uma peça para conectar robôs que voam livremente, que foram então comparados com componentes idênticos impressos em 3D na Terra..

A impressora 3D espacial AMF da Made In Space, com uma parte impressa em 3D flutuando em gravidade zero.
E não para por aí: a NASA também tem explorado como imprimir comida em 3D no espaço. Um investimento notável foi apoiar a empresa de impressão 3D de alimentos BeeHex com US$ 1 milhão para criar uma pizza impressa em 3D no espaço. Isso não é apenas um truque, mas talvez parte integrante de viagens espaciais mais longas – talvez até geracionais.
A impressão 3D está abrindo muitas portas, o que você acha que podemos fazer utilizanando essa ferramenta? Comenta aí!
Se gostou não deixe de reagir e compartilhar!
Comments