INÍCIO
Olá, explorador!
A exploração espacial pelo homem começa na literatura e na ficção, uma das obras que serviu de inspiração para os cientistas da época foi a obra "Terra à Lua" de Júlio Verne, podemos afirmar que a imaginação foi o que nos deu o pontapé inicial.
Ao pisar a lua em julho de 1969 Neil Armstrong proferiu a célebre frase: "um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade". O que para muitos atualmente é visto como dinheiro desperdiçado no espaço e perca de tempo, é o que tem nos auxiliado de maneira incontestável nos avanços tecnológicos e a busca pelos recursos que irão auxiliar em nossa sobrevivência como espécie, e por se tratar de exploração espacial os benefícios não se resumem em um número tão ínfimo, as áreas prestigiadas pelos resultados destas vão desde a ciência planetária até á medicina.
A exploração de Marte teve início nos anos 1970 com o pouso bem sucedido das sondas Viking 1 e Viking 2, da Nasa. Ao pousar no planeta ambas fotografaram e coletaram dados científicos da superfície marciana, além de terem feito três experimentos biológicos que tinham o objetivo de procurar sinais de vida. Estas missões nos ensinaram que a vida é muito difícil de encontrar, que precisávamos melhorar nossas estratégias de busca.
Com a audácia humana iniciou-se um projeto de exploração para Marte. Até agora foram enviadas 56 missões ao nosso planeta irmão, das quais 26 foram bem sucedidas. Embora as falhas superem o número de acertos continuamos a tentar, hoje há um Lander (InSight), um rover (Curiosity) e um outro rover que acabamos de enviar: Perseverance.
Muitas outras missões estão planejadas para as janelas de lançamento de 2022 e 2024, e há propostas para colocar humanos em Marte nos anos 2030.
Sem dúvidas Frank Borman estava certo quando disse.: "A exploração é realmente a essência do espírito humano."
