NEBULOSAS!
- astromarsoficial
- 5 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Olá, pequeno pózinho de supernova, tudo bem? Espero que esteja conseguindo controlar a entropia da vida, esteja bem e tome água.
Hoje vamos falar sobre Nebulosas. A julgar pelo nome um pouco diferenciado e de som marcante você pode ter imaginado em sua fértil mente um animal aquático de quatro olhos que tem nadadeiras de aço e que é fofinho, mas não. A palavra NEBULOSA vem do Latim “Nebula” que significa NUVEM, logo uma nebulosa é uma nuvem.
Bem, vamos descobrir de que são formadas!
Nebulosas são gigantescas nuvens compostas por poeira, hidrogenio e outros gases ionizados, mas principalmente hidrogênio. Parte desses gases surgem quando uma estrela no fim de sua vida explode e lança parte do gás e poeira no espaço. Bem, estas grandes nuvens ocupam os espaços entre as estrelas e atuam como berçarios para novas estrelinhas.
Existem alguns tipos de Nebulosas, os quais conheceremos agora:
▪︎ Nebulosas de Emissão:

Um exemplo de nebulosa de emissão é a NEBULOSA DO ANEL, que está a 2.000 anos-luz de distância da Terra na constelação de Lyra.
— São nebulosas de gás ionizado que emite luz em varias cores. A fonte mais comum dessa ionização são os fótons energéticos emitidos de uma estrela vizinha que é muito quente. Geralmente essas nebulosas são vermelhas, por conta do hidrogênio.
▪︎Nebulosa de Reflexão:
— Como o próprio nome já dá a entender, nebulosas de reflexão simplesmente refletem a luz de uma ou mais estrelas vizinhas. Diferente das nebulosas de emissão elas não são quente o suficiente para causar ionização do gás, mas são brilhantes o suficiente para o deixar em evidência. Geralmente apresentam tonalidade azul, já que a luz azul é facilmente dispersada.

Um exemplo de nebulosa de reflexão é a NEBULOSA CABEÇA DE BRUXA, que está localizada na constelação de Órion. Estima-se que está a centenas de anos-luz de distância da Terra.
▪︎Nebulosa Escura: — São aquelas nebulosas emo, góticas, trevosas (só lembrando que isso não é um termo científico ,-,). Nebulosas Escuras são nuvens de gás frio e poeira cósmica que não emitem luz visível, por conta disso acabam escondendo as estrelas que contém.

Um exemplo de nebulosa escura é a NEBULOSA SACO DE CARVÃO, localizada a cerca de 600 anos-luz de distância na constelação de Cruzeiro do Sul.
● Curiosidade: Um número significativo de partículas de poeira em nebulosas escuras tem camadas de agua congelada, nitrogênio e outras moléculas orgânicas simples.
▪︎Nebulosa Planetária:
— Uma nebulosa planetária e formada quando uma estrela expande suas camadas externas, após ficar sem combustível para queimar. Essas camadas externas se expandem no espaço formando uma nebulosa que geralmente tem forma de anel ou bolha.
Foi William Herschel que as chamou de nebulosas planetárias, porque eram redondas como planetas.

Um exemplo de nebulosas planetárias é a NEBULOSA HÉLIX, localizada na constelação de Aquário, a 650 anos-luz de distância, sendo uma das nebulosas planetárias mais próximas da Terra.
Bem, por hoje é só!
Se gostou não esqueça de deixar sua reação ou comentário.
Comments